segunda-feira, 18 de junho de 2012


UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/UABIII
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FUNDAMENTO TEORICO METOLOGICO E PRÁTICA ESCOLAR EM CIÊNCIAS I
Professor: Guilherme Tropia Barreto de Andrade
Tutora a distância: Ana Cristina Atala Alves
Alunos (as): Fernanda Avelar Suzuki Genovez,
MARISA CRISTINA SILVA, CAMILA APARECIDA DE AVILA, TANIA BRONDE COSTA DE SOUZA, JULIANA MARCIA DUARTE SILVA, GRAZIELE MOREIRA DA SILVA, Andrejane Aparecida Cardoso Jacinto, SORAYA CRISTHINA DOS SANTOS FARIA, ROSARIA LUCIA DE OLIVEIRA SILVA, CRISTIANE PIMENTA DE PAULA BORGES, MARIA ELIANA DE PAULA OLIVEIRA, ELIZABETE REGINA PEREIRA DE OLIVEIRA, HELENA GERALDA DE SA.

RESUMO DA OFICINA DE  FUNDAMENTO TEORICO METOLOGICO E PRÁTICA ESCOLAR EM CIÊNCIAS I


No dia 16 de junho de 2012, na Escola Municipal Ismael Silva com o professor Guilherme, alunos da UABIII, a tutora presencial Fabiana e alguns convidados.
Na primeira parte o professor se apresentou e apresentou a pauta do encontro: sabres Populares e Saberes Escolares. E os convidados começaram a narrar as suas vivências.
A  aluna Janete apresentou seu pai, e este relatou a sua história de vida, alguns saberes populares e as mudanças que ocorreram durante o tempo passado para o presente.
A mãe da Elizabeth contou sobre a sua vida, citou os terços de São João e asa cantigas de rodas, apesar das dificuldades , considerou este período muito bom.
O senhor Toninho lembrou do carro de boi e lamentou sobre o esquecimento deste meio de transporte, mas quando há eventos  envolvendo o objeto , este participa apresentando uma miniatura do carro de boi.
O  professor Sebastião Perez, se apresentou, este faz parte do escotismo, é professor de geografia, além disso explicitou que as mudanças são inevitáveis, é poeta e recitou uma poema, com tema no cotidiano.
Sua Excelência o prefeito de Ilicinea, explanou sobre a formação da represa de Furnas e de como esta obra afetou a vida dos cidadãos moradores da Bacia de Furnas, comentou sobre o sacríficios e  fatos trágicos das vidas dos habitantes  desta região.
Dona Lourdes explicou como se faz o sabão de cinzas, em seguida o senhor Sebastião Cezário contou sua vida de sacrificada, e que iniciou-se na bebida quando criança por intemédio do pai, lamentou dois fatos o primeiro de ser analfabeto e o segundo o suícidio de seu pai com veneno.
Depois os alunos fizeram comentários sobre os saberes populares e de como são importantes, já que se reportam ao aspecto cultural e que por isso é trasmitido em geração em geração, e que muitos os praticam, além disso, deixaram suas impressões sobre os relatos ouvidos.
Logo após, o  senhor Chico fez uma apresentação com o Bandolim, levou-se em consideração que é um músico autodidata, e analfabeto. Em seguida, uma pausa para o lanche.
Na segunda parte o professor Guilherme, explicou as atividades para a última semana da disciplina, também entregou questionários de avaliação sobre as disciplinas do 1º período do curso de Pedagogia.
Este solicitou que os alunos colassem os cartazes para exposição  e que víssemos os trabalhos dos colegas, também houve apresentação de slides.
Após esta visualização, sem mais pormenores nos despedimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário