segunda-feira, 30 de abril de 2012


Assunto: semana 6 – postagem do grupo de 29/04 a 05/05

           Na semana 6, nossa atividade foi retomar a análise do desenho que representava para nós a Ciência/cientistas para que pudéssemos compreender melhor o conteúdo proposto.
       Tivemos que resgatar a imagem que representava Ciência/cientistas na primeira semana de aula, e puxar da memória uma justificativa do por que naquele momento escolhemos aquela imagem e a partir das atividades, discussões, textos que realizamos na disciplina sobre visão de ciência/cientista, analisamos novamente a imagem que escolhemos na primeira semana, discutindo os limites e as possibilidades de representação da ciência/cientistas e para isso fizemos referência com o texto lido na disciplina.
A minha imagem foi escolhida num primeiro momento para representar ciência/cientista, porque para mim cientista seria aquela pessoa sábia, inteligente, antenada no mundo e ao mesmo tempo desligada das coisas materiais e de sua aparência física, pois a ele importa a ciência e o que ele pode contribuir para ela.
            Após alguns estudos e discussões sobre o assunto, pude compreender que existem muitas definições e representações sobre ciência/cientista e cada uma delas está ligada às práticas e valores de alguma cultura ou área de conhecimento.
As possibilidades de representação de ciência/cientista têm como apoio três perspectivas: “Epistemológica”, onde o pensar científico é constituído em meio à resolução de problemas típicos da Ciência; “Ideológica”, onde algumas das tomadas de decisão pela sociedade e por seus cidadãos devem ser orientadas pelo entendimento de como funciona a Ciência, pois muitas dessas decisões são instruídas pelo conhecimento científico e são por ele legitimadas e “Educacional”, onde o ensinar e o aprender Ciências são atividades adequadamente planejadas quando seus atos, cenários, propósitos e meios de mediação guardam uma estreita aproximação com a cultura científica, e os alunos e professores se veem como agentes de autênticas comunidades escolares.
Na escola, através das atividades realizadas em sala de aula, a correta mediação do professor e as devidas contextualizações, os estudantes podem se transformar em agentes sociais e históricos do seu tempo, constituindo significados e apropriando-se de elementos da linguagem científica e de seus procedimentos, o que lhes dá a oportunidade de atribuir valor às formas de agir e pensar do cientista.


                                                
Referências bibliográficas
KOSMINSKY, L. & GIORDAN, M. Visões de Ciência e sobre cientista entre estudantes do ensino médio. Química Nova na Escola, n.15, 2002.

Aluna: Rosilane Aparecida de Araújo Lima

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