Assunto: semana 6 – postagem do grupo
de 29/04 a 05/05
Na semana 6,
nossa atividade foi retomar a análise do desenho que representava para nós a
Ciência/cientistas para que pudéssemos compreender melhor o conteúdo proposto.
Tivemos
que resgatar a imagem que representava Ciência/cientistas na primeira semana de
aula, e puxar da memória uma justificativa do por que naquele momento
escolhemos aquela imagem e a partir das atividades, discussões, textos que
realizamos na disciplina sobre visão de ciência/cientista, analisamos novamente
a imagem que escolhemos na primeira semana, discutindo os limites e as
possibilidades de representação da ciência/cientistas e para isso fizemos
referência com o texto lido na disciplina.
A minha imagem
foi escolhida num primeiro momento para representar ciência/cientista, porque
para mim cientista seria aquela pessoa sábia, inteligente, antenada no mundo e
ao mesmo tempo desligada das coisas materiais e de sua aparência física, pois a
ele importa a ciência e o que ele pode contribuir para ela.
Após
alguns estudos e discussões sobre o assunto, pude compreender que existem
muitas definições e representações sobre ciência/cientista e cada uma delas
está ligada às práticas e valores de alguma cultura ou área de conhecimento.
As possibilidades de
representação de ciência/cientista têm como apoio três perspectivas:
“Epistemológica”, onde o pensar científico é constituído em meio à resolução de
problemas típicos da Ciência; “Ideológica”, onde algumas das tomadas de decisão
pela sociedade e por seus cidadãos devem ser orientadas pelo entendimento de
como funciona a Ciência, pois muitas dessas decisões são instruídas pelo
conhecimento científico e são por ele legitimadas e “Educacional”, onde o
ensinar e o aprender Ciências são atividades adequadamente planejadas quando
seus atos, cenários, propósitos e meios de mediação guardam uma estreita
aproximação com a cultura científica, e os alunos e professores se veem como
agentes de autênticas comunidades escolares.
Na escola, através das
atividades realizadas em sala de aula, a correta mediação do professor e as
devidas contextualizações, os estudantes podem se transformar em agentes
sociais e históricos do seu tempo, constituindo significados e apropriando-se
de elementos da linguagem científica e de seus procedimentos, o que lhes dá a
oportunidade de atribuir valor às formas de agir e pensar do cientista.
Referências bibliográficas
KOSMINSKY, L. & GIORDAN, M. Visões de
Ciência e sobre cientista entre estudantes do ensino médio. Química Nova na
Escola, n.15, 2002.
Aluna: Rosilane Aparecida de
Araújo Lima
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