Na 9ª semana - 12 a 18 de maio - Foi passado o roteiro abaixo para que os alunos pudessem executar uma entrevista com uma pessoa idosa (com 70 anos de idade aproximadamente) de sua cidade. Os registros desta entrevista podiam ser feitos por meio de filmagens, através de vídeo,
pequenas notas ou através de um relato do que foi dito (feito durante ou
depois da entrevista) o material sobre a entrevista
será utilizado mais adiante.
Roteiro
para a entrevista
O
que é um roteiro?
O roteiro é um guia que vai
indicar caminhos e/ou questões para serem realizados com a pessoa entrevistada.
Não necessariamente ele se constitui somente de perguntas, mas pode ser
construído através de temáticas a sobre as quais vocês iram comentar com o
entrevistado para que ele fale sobre o assunto.
Quais
são os tipos de entrevistas?
Existem, segundo Minayo (1993) ,
três tipos de entrevistas:
Estruturada: são
elaboradas mediante questionário totalmente estruturado, ou seja, é aquela onde
as perguntas são previamente formuladas e tem-se o cuidado de não fugir a elas.
A entrevista estruturada ou questionário geralmente é utilizado nos censos
como, por exemplo, os do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),
nas pesquisas de opinião, nas pesquisas eleitorais, nas pesquisas
mercadológicas, pesquisas de audiência, etc.
Semi – estruturada: combinam
perguntas abertas e fechadas, onde o informante tem a possibilidade de
discorrer sobre o tema proposto. O pesquisador deve seguir um conjunto de
questões previamente definidas, mas ele o faz em um contexto muito semelhante
ao de uma conversa informal. O entrevistador deve ficar atento para dirigir, no
momento que achar oportuno, a discussão para o assunto que o interessa fazendo
perguntas adicionais para elucidar questões que não ficaram claras ou ajudar a
recompor o contexto da entrevista, caso o informante tenha “fugido” ao tema ou
tenha dificuldades com ele. Esse tipo de entrevista é muito utilizado quando se
deseja delimitar o volume das informações, obtendo assim um direcionamento
maior para o tema, intervindo a fim de que os objetivos sejam alcançados.
Aberta: utilizada
quando o pesquisador deseja obter o maior número possível de informações sobre
determinado tema, segundo a visão do entrevistado, e também para obter um maior
detalhamento do assunto em
questão. Ela é utilizada geralmente na descrição de casos
individuais, na compreensão de especificidades culturais para determinados
grupos e para comparabilidade de diversos casos.
O
ROTEIRO:
Como uma sugestão inicial para que vocês comecem
a pensar e a construir um roteiro próprio definimos alguns questionamentos que
achamos importantes que vocês abordem e procurem incluí-los quando forem
realizar suas entrevistas.
Procurar
saber:
·
Como era a vida dele/dela na infância e
juventude;
·
Que diferenças ele/ela percebe no mundo hoje e
no mundo com o qual ele/ela vivenciou na infância e juventude;
·
Que ações, atividades que ele/ela e seus
parentes faziam há 50 anos atrás e que hoje não fazem mais;
·
O que
mudou na cidade que ele/ela mora da sua infância e juventude até hoje.
Na 10ª Semana - 19 a 26 maio
A atividade desta semana será fazer uma descrição sobre a
entrevista realizada na 9ª semana. O envio do relato poderá ser
feito até o dia 27/05/2012.
Alunas da UAB III, Pólo de Ilicínea.
25/05/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário