sexta-feira, 25 de maio de 2012




Na 9ª semana - 12 a 18 de maio - Foi passado o roteiro abaixo para que os alunos pudessem executar uma entrevista  com uma pessoa idosa (com 70 anos de idade aproximadamente)  de sua cidade. Os registros desta entrevista podiam ser feitos por meio de filmagens, através de vídeo, pequenas notas ou através de um relato do que foi dito (feito durante ou depois da entrevista) o material sobre a entrevista será utilizado mais adiante.


Roteiro para a entrevista
O que é um roteiro?
O roteiro é um guia que vai indicar caminhos e/ou questões para serem realizados com a pessoa entrevistada. Não necessariamente ele se constitui somente de perguntas, mas pode ser construído através de temáticas a sobre as quais vocês iram comentar com o entrevistado para que ele fale sobre o assunto.
Quais são os tipos de entrevistas?
Existem, segundo Minayo (1993) , três tipos de entrevistas:
Estruturada: são elaboradas mediante questionário totalmente estruturado, ou seja, é aquela onde as perguntas são previamente formuladas e tem-se o cuidado de não fugir a elas. A entrevista estruturada ou questionário geralmente é utilizado nos censos como, por exemplo, os do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nas pesquisas de opinião, nas pesquisas eleitorais, nas pesquisas mercadológicas, pesquisas de audiência, etc.
Semi – estruturada: combinam perguntas abertas e fechadas, onde o informante tem a possibilidade de discorrer sobre o tema proposto. O pesquisador deve seguir um conjunto de questões previamente definidas, mas ele o faz em um contexto muito semelhante ao de uma conversa informal. O entrevistador deve ficar atento para dirigir, no momento que achar oportuno, a discussão para o assunto que o interessa fazendo perguntas adicionais para elucidar questões que não ficaram claras ou ajudar a recompor o contexto da entrevista, caso o informante tenha “fugido” ao tema ou tenha dificuldades com ele. Esse tipo de entrevista é muito utilizado quando se deseja delimitar o volume das informações, obtendo assim um direcionamento maior para o tema, intervindo a fim de que os objetivos sejam alcançados.
Aberta: utilizada quando o pesquisador deseja obter o maior número possível de informações sobre determinado tema, segundo a visão do entrevistado, e também para obter um maior detalhamento do assunto em questão. Ela é utilizada geralmente na descrição de casos individuais, na compreensão de especificidades culturais para determinados grupos e para comparabilidade de diversos casos.

O ROTEIRO:
Como uma sugestão inicial para que vocês comecem a pensar e a construir um roteiro próprio definimos alguns questionamentos que achamos importantes que vocês abordem e procurem incluí-los quando forem realizar suas entrevistas.
Procurar saber:
·        Como era a vida dele/dela na infância e juventude;
·        Que diferenças ele/ela percebe no mundo hoje e no mundo com o qual ele/ela vivenciou na infância e juventude;
·        Que ações, atividades que ele/ela e seus parentes faziam há 50 anos atrás e que hoje não fazem mais;
·         O que mudou na cidade que ele/ela mora da sua infância e juventude até hoje.




Na 10ª Semana - 19 a 26 maio 

A atividade desta semana será fazer uma descrição sobre a
entrevista realizada na 9ª semana. O envio do relato poderá ser
feito até o dia 27/05/2012.

          
Postagem feita por:  Janaina Maria Elias, Luciana Maria de Paulo Teixeira, Soraya Cristhina dos Santos Faria.
Alunas da UAB III, Pólo de Ilicínea.
25/05/2012








Nenhum comentário:

Postar um comentário