sexta-feira, 25 de maio de 2012

Entrevista

Um bom método para contar as histórias de outras pessoas, familiares, amigos, integrantes de outros grupos ou comunidades, é a entrevista. Entrevistar uma pessoa é ajudá-la a revelar sua história de vida como narrativa construída a partir de suas memórias, daquilo que viveu e conheceu. Por isso, a entrevista pressupõe a interação entre quem conta, o entrevistado, e quem pergunta/ouve, o entrevistador. Cabe ao entrevistador auxiliar o entrevistado a organizar as lembranças que vêm à tona em uma narrativa própria.

Alguns pontos sobre o papel e a postura do entrevistador

O entrevistado é o autor principal da narrativa. É ele quem deve determinar o ritmo, o estilo e o conteúdo da sua história. Cabe ao entrevistador fazer perguntas, estimular o relato, ser curioso, escutar com atenção, ajudar o entrevistado a não fugir do tema, observar os movimentos do corpo, os olhos, as ações do entrevistado.
O entrevistador não discute opiniões nem cobra verdade e precisão histórica. O objetivo da entrevista é registrar a experiência pessoal que o entrevistado tem dos acontecimentos e não uma verdade absoluta. O papel do entrevistador é estimular e auxiliar o entrevistado na construção da história que ele quer contar. E certamente a emoção faz parte.

Dicas para o registro da entrevista

- O material e o equipamento necessário para a realização da entrevista deve estar separado e ser testado antes da entrevista.
- Grave um pequeno cabeçalho informando nome completo do entrevistado, entrevistadores, data e local do registro. Incorporada à gravação, essa claquete permite a identificação imediata dessa nova fonte histórica.
- Prefira locais silenciosos para registrar a entrevista, sem muitos ruídos - os celulares devem ser desligados.
- Não interrompa a entrevista, mas avise o entrevistado que, sempre que ele quiser, poderá ser feito um intervalo.

Roteiro da entrevista

O roteiro é uma seqüência de perguntas elaboradas pelo entrevistador, que o ajuda a preparar-se para a entrevista. Não deve ser entendido como um questionário rígido, mas como um guia para “puxar o fio da memória” do entrevistado.

 http://www.museudapessoa.net/campanhaunesco/participe/outraPesHist.htm

 Janaina Maria Elias, Luciana Maria de Paulo Teixeira, Soraya Cristhina dos Santos Faria.
Alunas da UAB III, Pólo de Ilicínea.
25/05/2012

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