quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Desvalorização do Idoso

                   Cronologicamente, idosos são todas as pessoas com mais de 60 anos de idade. Isso cronologicamente, ainda existe muito garotão de 80!!! A imagem do idoso muitas vezes é associada de forma errônea a uma pessoa impossibilitada de realizar certas atividades, sejam elas físicas ou não. Acredito que esse seja apenas um estágio da vida. Assim como algumas crianças são mais sapecas que as outras, alguns adolescentes mais acanhados que os outros, assim são os idosos, cada qual com suas características próprias.
            Infelizmente algumas sociedades, assim como a nossa, os tratam como inúteis e incapazes de contribuir para o desenvolvimento de seu povo. Os próprios idosos passam a se sentir como um fardo para a sociedade e suas famílias.  Os países desenvolvidos por sua vez, tratam os idosos de maneira mais igualitária. Em determinados países há clara tendência de aproveitá-los inclusive profissionalmente.
            É evidente que o idoso não dispõe da mesma energia que tinha na infância, neste sentido, cabe aos membros da sociedade compreender esta pessoa em seu processo de vida, de transformações, conhecer suas fragilidades, modificando sua visão e atitude sobre a velhice, e colaborar para que o idoso mantenha sua posição junto ao grupo familiar e a sociedade.
  
                                                                                              Paloma Aparecida de Souza

Um comentário: