quinta-feira, 31 de maio de 2012

ENTREVISTA SABERES POPULARES



UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/UABIII
FACULDADE DE EDUCAÇÃOCENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FUNDAMENTO TEÓRICO METODOLÓGICO E PRÁTICA ESCOLAR EM CIÊNCIAS I –

Professor: Guilherme Tropia Barreto de Andrade
Tutora a distância: Ana Cristina Atala Alves
Aluno(a): Fabiana Rodrigues da Silva
Pólo: Ilicínia – UABIII – 2º Período/2012

 Entrevista

1-Nome completo?
Maria Dergida de Melo
2-Idade?
83 anos
3-Onde mora?
Na cidade de Passos, com meu filho.
4-Estado civil?
Viúva à 14 anos
5-Naturalidade?
São Roque de Minas
6-Quantos filhos?
Tenho 12 filhos muito bem criados e encaminhados na vida.
7-Profissão?
Hoje estou aposentada, mas trabalhei boa parte da minha vida como retireira.
8-Um sonho realizado?
Ter criado meus 12 filhos.
9-Um sonho que ainda não realizou?
Não tenho casa própria.
10-Sente saudade de?
Sinto saudade do sossego da fazenda.
11-Lugar inesquecível?
Das cachoeiras da Serra da Canastra.

12-Fale um pouco sobre a sua vida?
Minha infância foi muito divertida mesmo não tendo os brinquedos que as crianças tem hoje em dia, sempre recebia a visita de meus tios e primos, com quem brincava muito. Era tudo muito sofrido, vivíamos sem recurso, mas carinho e amor nunca me faltou.
13-O que você gostava de fazer antigamente, e que hoje não faz?
Hoje por causa da idade, não posso comer as comidas fortes e gostosas que comia antigamente, como por exemplo, doces e carnes gordas.
14-O que tinha de bom na nossa cidade e que hoje não tem?
Sossego, paz, tranqüilidade e crianças brincando nas ruas.
15-O que existe em nossa cidade, do tempo em que a senhora era jovem, e que permanece até hoje?
Pelo que eu saiba nada. Porque os governantes da nossa cidade não são ligados as tradições e não sabem valorizar o que o povo mais antigo lutou tanto para conquistar.
16-Qual a sua receita predileta?
Pau a pique, doce de leite, pão de queijo, bolo de fubá, etc.
17-Como fazia para conservar os alimentos?
Quando matávamos porco a carne era conservada na própria gordura do animal. Usava descarnear o porco e fritar a sua carne e conserva-la em sua gordura.
A comida que sobrava era esquentada no jantar e se sobrasse de novo, jogávamos para as galinhas no quintal, mas lembrando que essa comida era sempre conservada bem quentinha em cima do fogão de lenha. As brasas do fogão a lenha ficavam acesas durante o dia inteiro.
As verduras, legumes, frutas e os chás, eram plantados em nossos quintais e esperávamos a época certa para serem colhidos, pois nesta época não se falavam em agrotóxicos, abusos e nem em conservantes.
18-Quais eram os recursos utilizados, caso precisasse vir à cidade?
Não tinha recursos nenhum. Quando alguém ficava doente, agente vinha a cavalo, de carroça ou a pé. Outra hora, quando o dono da fazenda se conscientizava e mandava trazer ou ele mesmo trazia de jipe ou de caminhonete.


Nenhum comentário:

Postar um comentário