quarta-feira, 23 de maio de 2012

Entrevista de Ricardo Lemos Ribeiro




UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/UABIII
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FUNDAMENTO TEORICO METOLOGICO E PRÁTICA ESCOLAR EM CIÊNCIAS I
Professor: Guilherme Tropia Barreto de Andrade
Tutora a distância: Ana Cristina Atala Alves
Aluno (a):Ricardo Lemos Ribeiro

Entrevista

Entrevistado: José Roberto Lima

Entrevistador: Ricardo Lemos Ribeiro

José Roberto Lima é um morador de Alpinópolis, natural da cidade da Barra Velha e, atualmente, tem 77 anos; formado em Medicina.

1-      Como era sua vida durante a infância ?

Tive uma infância muito saudável apesar das dificuldades enfrentadas por minha família; sempre encarei a vida de maneira honesta e feliz! Eu morava no município de Barra Velha, junto à minha mãe e meus seis irmãos. Minha mãe  trabalhava vendendo peixes, mas o dinheiro lucrado mal dava para comprar alimentos para ela mesma. Eu e meus irmãos passávamos o dia pescando sobre uma canoa, sem nenhuma proteção e os peixes que pegávamos eram para nossa mãe vender. Porém nos divertíamos muito, não levávamos muito a sério tal perigo, até que meu irmão morresse afogado. Além da perda de meu irmão eu e minha família tivemos que deixar toda uma vida para trás, quando nos informaram da futura inundação de nossa terra.

2-      Como você e sua família reagiram após receber a notícia da inundação ?

Ficamos desesperados a princípio, pois não tínhamos para onde ir e ter de abandonar nossa casa, nossas coisas e nossa terrinha, causava uma terrível tristeza.

3-      Depois que a Barra Velha foi inundada o que vocês fizeram para retornar sua vidas ?

Fomos para a cidade de Alpinópolis e passamos a morar na casa da irmã de meu falecido pai. Como não havia comida para todos, colhíamos  alimentos no pequeno lixão local e engraxávamos sapatos para conseguir dinheiro.

4-      Quais são suas melhores recordações sobre a Barra Velha ? Você senti  saudades ?

Sim, eu sinto muitas saudades de lá, pois tinha uma grande afeição pelo local. Lembro- me de jogar futebol de meia no campinho ao lado de minha casa, de nadar no rio e andar nos cavalos que encontrávamos no meio do mato.

5-      Como você mencionou, durante a sua infância você levava uma vida muito simples. Qual é a sua opinião sobre a vida que as crianças de hoje levam junto à tecnologia ?

Em minha opinião considero a tecnologia uma tragédia na vida das crianças de hoje, pois deixam de viver emoções, como sentir  adrenalina ao brincar de pega-pega e esconde-esconde,  para assistir TV e usar a internet.

 6- Como você ingressou na  Medicina com pouco dinheiro e baixa qualidade de estudo ?

Parei de estudar na 4ª série, assim que ocorreu a inundação de minha cidade. Não tinha tempo para ir à escola, pois tinha que trabalhar. Aos 17 anos comecei a trabalhar em uma pequena loja e fiquei lá até meus 33 anos. Foi aí que decidi retomar meus estudos. Aos 45 anos passei em um vestibular de Medicina e entrei em uma faculdade federal. Aos 53 anos me formei!

6-      Como constituiu sua própria família, com tantas dificuldades enfrentadas ?

Aos 23 anos encontrei uma antiga amiga minha que morava na Barra Velha, começamos a namorar e 2 anos depois nos casamos e tivemos gêmeos; levamos uma vida modesta e feliz. Colocamos os filhos na escola desde cedo e hoje tenho 4 filhos e 5 netos.

7-      Sendo um médico renomado em cidades com São Paulo e Rio de Janeiro, por que resolveu voltar à pequena província de Alpinópolis ?

Alpinópolis é uma ótima cidade para se morar e para se refugiar da vida agitada e estressante da cidade grande.

8-      Quais são seus planos para o futuro ?

Acho que agora já não é mais tempo de fazer tantos planos para o futuro pois, estou velho, cansado e aposentado;  agora só quero descansar e curtir a minha família!

9-      Agora mudando um  pouco de assunto, como eram as técnicas de construção e plantio em terrenos íngremes ?

A técnica usada era de escadaria onde se faz no decline um local onde deseja plantar, fazendo o terreno ficar na forma de uma escada, porque quando chove a chuva perde a velocidade, assim não arrancando os pezinhos da planta.

10-  Como era o controle biológico de pragas ?

Eu plantava ervas aromáticas entorno da horta;  manjericão e  erva doce servem como repelentes  para os insetos. Também  usava uma armadilha de cor amarela com 20 cm , porque as pragas eram atraídas pela cor, grudavam na cola ate morrer.

11-  Como era a produção de energia antes do uso generalizado da energia elétrica ?                                                                  

    Através da Roda d’água.

12-  Como se fazia a conservação de alimentos ?

Para se conservar alimento era necessário de sal e gordura de porco. Antigamente  passávamos no sal e na gordura de porco, depois deixávamos a carne exposta no sol. Assim era a técnica.

13-  Como se fazia a prevenção de diagnósticos e tratamentos de doenças ?

Através de plantas medicinas e alimentos saudáveis.

14-  Como eram eliminados os dejetos antes de ter água encanada ?

Em fossas, no fundo da horta.

15-  Como eram feitas as previsões meteorológicas ?

Antigamente as previsões eram feitas através de “ pistas da natureza” , observando os primeiros 12 dias do mês de Janeiro você terá a previsão de todos os outros dias. E quando as cigarras começam a cantar é porque vai chover.

 Agradeço a sua participação em nossa entrevista e desejo tudo de bom para você e sua família !!! 



              












Nenhum comentário:

Postar um comentário