quarta-feira, 30 de maio de 2012

Entrevista sobre ditos, tecnologia e sua influência na sociedade.


UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/UAB
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Fundamento teórico Metodológico e Prática Escolar em Ciências I
Tutora a distância
: Ana Cristina Atala Alves
Aluno (a): Paloma Aparecida de Souza


Essa entrevista foi realizada com uma senhora de 68 anos. Seu nome é Maria do Carmo e trabalha como costureira em sua casa, uma vez que já é aposentada. Sua inteligência, embora possua pouco estudo, é notável. Segue abaixo algumas perguntas feitas sobre sua infância e seus ditos:

Como foi sua infância?
Resposta: Minha infância foi bem diferente da de hoje, isso eu já posso te adiantar. Na minha época a gente não dispunha de muito tempo para brincar, tínhamos que trabalhar pra comer. Diferente do que acontece hoje. Eu e meus irmãos brincávamos no caminho para casa, e vou te falar uma coisa: Nos divertíamos muito mais que esses meninos de hoje.
Como eram os ditos populares? Vocês realmente acreditavam na veracidade dos mesmos?
Resposta: Até hoje os ditos populares estão presentes na sociedade, essa história de ciência nada mais é que uma palavra moderna, mas que significa dito. Um dito é uma crença você não tem a sua? (risos). Eu acreditava e acredito nos ditos, muitas das coisas ruins que acontece hoje em dia é culpa do homem moderno, que movido por ganância e falta de fé se auto prejudica.
Como você acha que os jovens se portam diante desses ditos?
Resposta: Hoje em dia os jovens não têm respeito pelos mais velhos, o que muito me preocupa. Vejo meus netos e até meus filhos e confesso que me dá medo só de pensar no que pode vir a acontecer. Eu já estou no “fim da linha”, sinto que minha vida já está no final, mas esses meninos que têm uma vida inteira pela frente em muito me preocupam. Olho para eles tem hora e me dá uma enorme vontade de chorar. Hoje em dia os jovens não respeitam nem a lei minha filha, dirá os ditos e aos mais velhos.
A senhora acha que a tecnologia pode ter interferido nisso de alguma forma? Qual foi o intuito da criação e evolução da tecnologia em sua opinião?
Resposta: Acho que a função dessa tal de tecnologia é formar robôs, não humanos. As crianças estão cada vez mais dependentes desses meios. Antigamente as pessoas paravam para conversar, tinham suas rodinhas e traziam para essas rodinhas suas vivências. Hoje não.  Conversam mais ou menos pelo computador e esquecem o tanto que é importante se relacionar.
Se as pessoas se comportassem como na sua época, como a senhora acha que seria o mundo hoje? 
Resposta: Acredito que seria bem melhor. Não precisávamos de muito para viver, apenas do essencial, sendo que até ele faltava de vez enquanto. Sabíamos extrair a felicidade do pouco que tínhamos. Hoje se  tem tudo e nada ao mesmo tempo. Não se tem respeito, amor e muito menos felicidade.
                                                                                               Paloma Aparecida de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário